Em 2014 teremos mais uma eleição presidencial aqui no Brasil
e seria essencial ter um canal adequado para expor ideias e enviar perguntas aos
candidatos. Seria melhor ainda se essas ideias e perguntas tivessem o tratamento
merecido e que fossem utilizadas para segmentar campanhas para as diversas regiões
do país, que fossem utilizadas para planos de gestão diferenciados, e mais
eficazes, e que as promessas dos partidos não fossem sempre as mesmas.
Apesar do grande poder das redes sociais aqui no Brasil este
canal ainda não é bem explorado pelos partidos políticos, quem dirá grandes
plataformas de relacionamento como a Salesforce, utilizada em 2012 para campanha
presidencial do Barakc Obama (atual presidente dos EUA), para obter um olhar
mais atendo referente as opiniões dos americanos relacionadas a diversos temas,
como educação, saúde, etc, conectando 5,7 milhões de eleitores.
A plataforma Salesforce Service Cloud captava os e-mails,
telefonemas e posts nas redes sociais, com perguntas e comentários para o
presidente Obama, e através dela era possível responder aos eleitores de forma
mais personalizada com informações que realmente interessavam a cada um dos
destinatários.
A plataforma apresentava, em tempo real, através de
dashboards, onde as opiniões dos eleitores diferiam em cada parte do país e quais
os temas mais abordados, segmentando a campanha por código postal priorizando
esforços nos municípios mais prejudicados. A plataforma também demonstrava os
dados da votação facilitando as decisões tomadas no decorrer da campanha.
Devido a fácil utilização da plataforma o grande sucesso da
campanha foi a capacidade de utilizar voluntários para atingir indecisos e
conseguir mais votos. Esses voluntários não precisavam de habilidades técnicas para
utilizar a plataforma e depois de um breve treinamento começavam a responder
perguntas dos eleitores e compartilhar mensagens da campanha.
A campanha presidencial ganhou tempo, que seria gasto na
configuração de servidores e criando
infraestrutura, apenas com a utilização
do Salesforce, que tem aplicativos móveis que gerenciam orçamentos estaduais e
regionais e valores investidos em celebridades e pessoas públicas que
participaram dos vários eventos promovidos em prol da campanha.
Vamos aguardar o início das campanhas presidenciais aqui no
Brasil para entender como serão feitos os planos de governo de cada um dos
candidatos à presidência. Quem sabe
alguns tenham uma boa base de trabalho e nos dê a oportunidade de vivenciar
algo próximo aos americanos como a ótima campanha feita pelo Obama.