Início Facebook Twitter Vá para nosso Site Início Dicas Tutoriais Fale Conosco Image Map

Salesforce.com para campanhas presidenciais de 2014


Em 2014 teremos mais uma eleição presidencial aqui no Brasil e seria essencial ter um canal adequado para expor ideias e enviar perguntas aos candidatos. Seria melhor ainda se essas ideias e perguntas tivessem o tratamento merecido e que fossem utilizadas para segmentar campanhas para as diversas regiões do país, que fossem utilizadas para planos de gestão diferenciados, e mais eficazes, e que as promessas dos partidos não fossem sempre as mesmas.

Apesar do grande poder das redes sociais aqui no Brasil este canal ainda não é bem explorado pelos partidos políticos, quem dirá grandes plataformas de relacionamento como a Salesforce, utilizada em 2012 para campanha presidencial do Barakc Obama (atual presidente dos EUA), para obter um olhar mais atendo referente as opiniões dos americanos relacionadas a diversos temas, como educação, saúde, etc, conectando 5,7 milhões de eleitores.

A plataforma Salesforce Service Cloud captava os e-mails, telefonemas e posts nas redes sociais, com perguntas e comentários para o presidente Obama, e através dela era possível responder aos eleitores de forma mais personalizada com informações que realmente interessavam a cada um dos destinatários.
A plataforma apresentava, em tempo real, através de dashboards, onde as opiniões dos eleitores diferiam em cada parte do país e quais os temas mais abordados, segmentando a campanha por código postal priorizando esforços nos municípios mais prejudicados. A plataforma também demonstrava os dados da votação facilitando as decisões tomadas no decorrer da campanha.

Devido a fácil utilização da plataforma o grande sucesso da campanha foi a capacidade de utilizar voluntários para atingir indecisos e conseguir mais votos. Esses voluntários não precisavam de habilidades técnicas para utilizar a plataforma e depois de um breve treinamento começavam a responder perguntas dos eleitores e compartilhar mensagens da campanha.

A campanha presidencial ganhou tempo, que seria gasto na configuração de servidores  e criando infraestrutura,  apenas com a utilização do Salesforce, que tem aplicativos móveis que gerenciam orçamentos estaduais e regionais e valores investidos em celebridades e pessoas públicas que participaram dos vários eventos promovidos em prol da campanha.

Vamos aguardar o início das campanhas presidenciais aqui no Brasil para entender como serão feitos os planos de governo de cada um dos candidatos à presidência.  Quem sabe alguns tenham uma boa base de trabalho e nos dê a oportunidade de vivenciar algo próximo aos americanos como a ótima campanha feita pelo Obama.